Eletroestimulação muscular (EMS) de toda a musculatura corporal – Um método inovador para aliviar a incontinência urinária

(BOECKH-BEHRENS W.-U./SCHÄFFER, G., dissertação não publicada, Universidade de Bayreuth, 2002).

Objetivo do estudo
O objetivo desse trabalho foi de investigar os efeitos do treinamento com EMS na incontinência urinária.

Metodologia
A presença, o tipo e a intensidade das queixas de incontinência urinária foram investigados em 49 indivíduos com dores nas costas com a ajuda de questionários iniciais e subsequentes (GAUDENZ 1979). Uma forma bastante leve a moderada de incontinência urinária foi registrada em 17 indivíduos (15 mulheres, 2 homens) com média de 47 anos de idade.

Foram realizadas 10 unidades de treinamento com EMS, duas vezes por semana, cada uma com duração de 45 minutos, com os seguintes parâmetros de treinamento: duração de pulso de 4s, intervalo de pulso de 2s, frequência de 80 Hz, tempo de subida de 0s, largura do pulso de 350s. No processo, um período de cerca de 25 minutos de treinamento supervisionado, durante o qual foram realizadas várias posições de exercícios estáticos, era acompanhado por um período de habituação de 10 a 15 minutos em cada caso para o ajuste das intensidades individuais de pulso. O período de treinamento era concluído com um programa de relaxamento de cinco minutos (duração de pulso de 1s, frequência de 100 Hz, tempo de subida de 0s, largura do pulso de 150s).

Resultados
Um alívio nas queixas de incontinência urinária foi alcançado em 64,7% dos casos. 23,5% ficaram livres de queixas. Uma diminuição nas queixas ocorreu em 24,4%, e 35,9% não viram mudanças. Esses resultados correspondem um pouco às melhorias registradas em tratamentos de incontinência com terapias eletromusculares especiais e localizadas (cf. Eriksen 1987, Sebastio 2000, Salinas Casado 1990, Meyer 2001).

Conclusão
O treinamento com eletroestimulação muscular de corpo inteiro representa um sistema de treinamento eficaz. Ele atinge objetivos terapêuticos, tais como o alívio da incontinência e dores nas costas, e também objetivos preventivos, tais como formação de músculos, contorno corporal e melhorias no humor, vitalidade, estabilidade corporal e desempenho geral.

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